ANGOP - 24 Abril de 2007
24 Abril de 2007
Lubango, 24/04 - A vice-ministra da Educação para Acção Social, Alexandra Simeão,considerou hoje, no Lubango, província da Huíla, crucial o papel do desporto escolar no combate à delinquência juvenil. Os Jogos decorrerão, nesta cidade, até a próxima segunda-feira.
A governante, que falava em representação do ministro da Educação, Burity da Silva, na abertura dos Terceiros Jogos Nacionais do Desporto Escolar, disse que os objectivos do evento vão muito mais para além do Desporto.
"Queremos que todas crianças cresçam de forma saudável, abstendo-se dos muitos males que enfermam a sociedade, como as drogas, delinquência juvenil, prostituição, de entre outros, e o desporto escolar joga um importante papel, com a manutenção e tempos livres dos jovens, na luta contra estes males", salientou.
Apelou aos jovens participantes para, além de disputarem os jogos, que marcassem também presença do ponto de vista comportamental entre colegas e outros membros da sociedade, tornando-se em activistas no combate à delinquência e outros males.
Por sua vez, o vice-governador da Huíla, Firmino Silipoleni, disse que o executivo local assume um importante compromisso pelo desenvolvimento do desporto escolar, reafirmando que uma importante fatia do seu orçamento está reservada para a construção e reabilitação de recintos polivalentes nas escolas.
Sublinhou que o desporto escolar é um acto de soberania e estas acções vão permitir que atinja patamares mais altos ao nível de África.
Ao evento, vão participar 800 atletas, de 17 províncias do país, estando ausente representantes do Kuando Kubango. A Huíla tem a delegação mais numerosa com 114 atletas e a menor é a do Moxico com 18.
Durante seis dias, os participantes vão disputar competir nas modalidades de andebol, futebol, basquetebol, atletismo, voleibol e desporto adaptado.