ANGOP - 25 Julho de 2001

ANGOP25 Julho de 2001

Luanda, 25/07 O ministério da Educação e Cultura (Mec) vai gastar por ano cinco milhões de dólares no projecto "merenda escolar", que actualmente já é implementado em algumas escolas de Luanda e do kwanza-Sul.

A informação foi prestada terça-feira pela vice-ministra da Educação e Cultura para a area social, Alexandra Simeão, em declarações a emissora "Luanda antena comercial (Lac)".

O projecto "merenda escolar" abrange 150 mil crianças numa primeira fase, sendo os alunos das províncias de Luanda e do kwanza-Sul os primeiros contemplados.

Em Luanda, segundo Alexandra Simeão, o programa deve beneficiar os petizes dos nove municípios da cidade capital e abrangerá 150 escolas do ensino primário.

A vice-ministra frisou que o programa vai estender-se, no próximo ano, a província de Benguela e beneficiará numa primeira fase setenta mil crianças, englobando os municípios de Benguela, Lobito e da Baia Farta.

Segundo a fonte, a implementação deste programa é "fruto" de várias análises e conclusões dos projectos pilotos feitos em Malangee no município de Viana, em Luanda.

O projecto "merenda escolar" não é uma experiência isolada. Em 1998, o Mec rubricou um acordo com o Programa Alimentar Mundial (PAM) que previa assistir em víveres cerca de 30 mil crianças nas escolas da província de Malange.