ANGOP - 21 Maio de 2003
21 Maio de 2003
Luanda, 21/05 - A vice-ministra da Educação, Alexandra Simeão, anunciou hoje, em Luanda, a ampliação para breve do sistema nacional de estatística, com vista obter dados mais concretos eabrangentes sobre o ensino em todo o país.
Essa intenção foi manifestada hoje na sessão de abertura doseminário sobre informação do sistema de estatística, organizadopelo seu pelouro, em parceria com a Comissão Nacional para a Unesco.
Para Alexandra Simeão, o trabalho de estatística do Gabinetede Estudos e Planeamento do Ministério, a nível nacional, tem sido feito apenas com base numa perspectiva de estimativas, sem ter em conta os dados concretos em algumas zonas do território.
Considerou ser importante a realização do seminário para facilitar o desenvolvimento da área educativa, pois, segundo disse, nenhum sector evolui sem uma base estatística clara que reflicta a realidade e que seja actuante.
O curso visa ajudar a desenvolver uma capacidade institucional Sustentável, para a implementação, manutenção e auto-regeneração de sistemas eficazes de informação estatística da educação.
É ainda objectivo do seminário apoiar o país a desenvolver metodologia para o diagnóstico do sistema nacional de informação estatística da educação, ajudando a formular planos de acção nacional.
Com término previsto para sexta-feira, o seminário conta com a participação de representantes das províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda.