ANGOP - 19 Setembro de 2003
19 Setembro de 2003
VICE-MINISTRA ALEXANDRA SIMEÃO NO ACTO DE ENTREGA DE DIPLOMAS DE PARTICIPAÇÃO A PROFESSORES
FOTO: FOTO ANGOP
Luanda, 19/09 - Setenta professores de língua portuguesados ensinos primário e pré-universitário, provenientes de 12 províncias do país, concluíram hoje, em Luanda, um seminário de capacitação, promovido pelo Ministério da Educação.
A acção faz parte de um programa do ministério que consiste na formação de professores, sobretudo das províncias do interior, com o fito de serem, numa fase posterior, promotores de acções formativas nas suas respectivas áreas.
Orientado por duas professoras portuguesas, o curso durou 17 dias e teve como objectivo aperfeiçoar os docentes em questões linguisticas.
Ao encerrar o acto, a vice-ministra da Educação para área social, Alexandra Simeão, destacou a importância da acção formativa, tendo em conta que é na disciplina de língua portuguesa que os alunos apresentam maiores dificuldades.
Agradeceu a embaixada e o Instituto da Cooperação Portuguesa pelo apoio prestado ao ministério, quer em conhecimentos como em materiais.
Lamentou a ausência de professores de seis províncias,porque, segundo disse, o português constitui uma disciplinafulcral no sistema escolar nacional, que permite uma melhor compreensão das outras.
Para o diplomata luso, Francisco Xavier Esteves, o programade formação da língua constitui como que uma obrigação moralpor parte da cooperação portuguesa, tendo em conta a história que os une.
Referiu que a embaixada portuguesa continuará a apoiar o Governo, através do Ministério da Educação, na formação de professorese no intercâmbio de conhecimentos, estando para o efeito agendada a realização de uma feira do livro, sem contudo adiantarpormenores.
Participaram no evento professores das províncias de Cabinda, Benguela, Bengo, Bié, Huambo, Huíla, Moxico, Luanda, Lundas Norte e Sul, Uíje e Kuando-Kubango.