ANGOP - 09 outubro de 2001
09 Outubro de 2001
Luanda, 09/10 - O Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Comité Nacional da Mulher Rural assinaram, na tarde de hoje, um protocolo de cooperação que visa a erradicação do analfabetismo no seio das mulheres que vivem no campo.
O evento se enquadra nos esforços do Governo, com a ampla participação de organizações representativas da sociedade civil, visando a erradicação do analfabetismo.
O MEC esteve representado pela sua vice-ministra para a área social, Alexandra Simeão, enquanto pelo Comité Nacional da Mulher Rural a sua presidente do conselho de administração, Joana Lina.
Para a Alexandra Simeão, este acto é de grande importância por estar virado para o analfabetismo no seio da mulher rural.
Acrescentou que o MEC acredita que, com a participação do Comité Nacional da Mulher Rural, está em condições de dar a todas asmulheres a possibilidade de aprender a ler, principalmente a aquelas que nunca tiveram oportunidade.
Por sua vez, Joana Lina disse que este protocolo é de grande responsabilidade para o seu comité porque a sua materialização vai permitir com que as mulheres rurais entendam de forma diferente o mundo que as rodeia e intervirem como agentes de mudança dentro das suas comunidades.
Joana Lina garantiu ao Ministério da Educação e Cultura que em todas as áreas em que o comité intervir a palavra "alfabetização"estará presente.